(11) 4023-0085  albergue.itu@ig.com.br (11) 9-4232-0064

demo

Nossa história

Segunda, 28 Maio 2018 16:48

 

 Em fevereiro de 1937, um grupo de simpatizantes do Espiritismo, liderados pelo Sr. José Gregório do Nascimento, tenente do Exército Brasileiro, achou por bem fundar um Centro aonde pudessem estudar e divulgar a Doutrina Espírita, fato que ocorreu em 20 de Fevereiro do mesmo ano.

Em 1951, percebeu-se em Itu um aumento significativo de moradores de rua e principalmente migrantes que vinham em busca de trabalho na lavoura do café que chegavam em Itu com suas famílias, sem qualquer condição de moradia, e ficavam à rua até conseguirem acomodação. 

Condoídos com esta situação, Tenente Gregório e demais membros do Centro Espírita de Itu resolveram criar o Albergue Noturno de Itu, sendo a data oficial de fundação  dia 01 de Julho de 1951, embora já acolhessem esta população desprovida há alguns anos.

Funcionamento

Sábado, 23 Janeiro 2016 21:16



Funcionando diariamente de segunda a segunda, das dezoito às seis horas da manhã, o Albergue Noturno de Itu, atende homens, mulheres e crianças somente acompanhadas de seus responsáveis.

Aos usuários, após recepção e triagem é fornecido um kit com toalha, sabonete, pijama e chinelos, e após o banho recebem alimentação, e aos que assim desejarem, é cedido local para pernoite. Na manhã seguinte recebem café da manhã e se retiram da Entidade, recebendo orientação quanto aos serviços oferecidos pelo município.

Alguns preferem somente fazer sua higiene e jantar, não pernoitando na Instituição.

Até meados de 2015, o Albergue Noturno de Itu atendia cerca de 200 indivíduos ao mês. Mas com o reordenamento determinado pelo MDS e Conselho Nacional da Assistência Social, que não permite acolhimento de mais de quatro pessoas por dormitório, tivemos que reduzir o número de atendidos, resultando hoje uma média 50 pessoas ao mês e no máximo 16 pessoas/dia. 

Quem somos

Sábado, 23 Janeiro 2016 21:15

O Albergue Noturno de Itu foi fundado há 64 anos, no dia 1º  de julho de 1951, pelos frequentadores do Centro Espírita de Itu, liderados pelo Tenente do Exercito Brasileiro, o Sr. José Gregório do Nascimento, que sentiu na época a necessidade de criar um local para atender os moradores de rua e principalmente migrantes que chegavam a Itu para trabalhar nas fazendas de café.

Desde então, o Albergue Noturno de Itu vem mantendo suas atividades ininterruptamente, dando abrigo provisório a migrantes e pessoas em situação de rua da cidade de Itu, com todo amor e caridade de sempre.

É mantido pelos trabalhadores do Centro Espírita de Itu; recebe doações de algumas pessoas e empresas e possui também convênio com a Secretaria Estadual da Promoção Social.

O Albergue realiza nestes 64 anos ininterruptos, trabalho de acolhimento e assistência a esta população marginalizada e muita vezes esquecida pela sociedade.  São os “chamados invisíveis”, pois passamos por eles nas ruas e não os vemos. Estima-se que existe  aproximadamente 250 pessoas em situação de rua no município de Itu, fora os migrantes que passam diariamente pela cidade.

 

Últimas notícias



O Albergue Noturno de Itu foi fundado em 01/07/1951, pelos frequentadores do Centro Espírita de Itu

Localização

Rua Maestro José Vitório, nº 70
Centro - Itu - SP
CEP: 13.300-075
 

Fone : (11) 4023-0085

Nosso whats : (11) 9 4232-0064